A Central Única das Favelas do Distrito Federal (CUFA DF), que há três anos desenvolve projetos nas áreas de saúde, educação, cultura e esportes em várias regiões do DF, desenvolve atividades esportivas na Ceilândia, no Areal, e uma extensão na QE 38.
Os núcleos fazem parte do Programa de Esporte e Lazer (PELC) da Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e do Lazer do Ministério dos Esportes e oferecem diversas opções as comunidades, tae - kwondo, judô, jiu-jítsu, capoeira, dança do ventre, basquete de rua, break e futsal feminino. As atividades beneficiam principalmente crianças e jovens, mas o objetivo dos núcleos é incentivar a prática esportiva em todas as idades.
O núcleo em Ceilândia funciona sob orientação de Jonatas Pereira da Conceição, 26 anos, e desenvolve atividades esportivas e complementares no contra-turno escolar para os estudantes, e atende pessoas de todas as idades. Para Jonatas, o centro garante e viabiliza seus sonhos de construir melhorias em prol da comunidade de Ceilândia, e na área empregatícia, dá estabilidade, uma vez que um dos objetivos do programa é a geração de emprego, renda e ocupação direta para profissionais locais.
Márcio José D’Aléssio, 17 anos, é instrutor de basquete de rua, e se esforça para cumprir todas as atividades com excelência. “Trabalho aqui à tarde, pela manhã em outro local, e ainda estudo a noite. Preciso aprender e criar manobras novas para passar para os alunos e faço com amor porque acredito que é um programa que viabiliza a arte do basquete de rua e do esporte em geral”.
Para Lucas Gabriel, 10 anos, a história com o PELC começou quando assistiu uma das na Praça dos Amigos. “Eu me interessei porque o basquete de rua é muito legal. Eu aprendo muitas coisas novas. Antes eu só assistia TV e brincava no computador”.
Os núcleos esportivos tem como objetivo democratizar o acesso ao esporte e ao lazer, criando o hábito da prática da atividade física saudável em crianças e adultos.
As inscrições para as atividades podem ser feitas pelo telefone 9155 3537, com o coordenador Jonatas Pereira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário